• Descrição das diversas actividades realizadas no decorrer do Estágio

    No âmbito da FCT (formação em contexto de trabalho) realizada na Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro eu, Alexandra Coquim, efectuei e colaborei em diversos tipos de actividades: actividades desenvolvidas em colaboração com a entidade de estágio, actividades solicitadas pela entidade de estágio, actividades realizadas por iniciativa própria e, por fim, actividades de formação cénica.

 

  • Actividades desenvolvidas em colaboração com a entidade de estágio

    No campo de acção das actividades desenvolvidas em colaboração com a entidade de estágio posso referir que realizei acções bastante diversificadas dado que as tarefas eram definidas e atribuídas em função das necessidades da Efémero, e dos projectos que a mesma tinha em funcionamento. De seguida apresento uma breve exposição das diversas actividades que executei.

* Arrumação de adereços cénicos utilizados na digressão, realizada na Guarda, da peça para a infância "Grim 1.0";

* Distribuição de flyers e cartazes alusivos às produções próprias e aos acolhimentos da Efémero;

* Elaboração de máscaras em gesso – base necessária para a realização, pelas crianças do 3ºC da Escola da Glória – turma abrangida pelo projecto TEATROMAISEDUCAÇÃO (projecto desenvolvido pela Efémero), de mascaras de papel;

* Colaboração na disposição do palco da Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro;

* Arrumação dos camarins e foyer do estaleiro teatral – instalações da Efémero;

* Pintura do feijoeiro e dos painéis – cenário da peça para a infância "João e o Pé de Feijão" (48ª produção da Efémero);

    Todas as actividades anteriormente mencionadas permitiram-me crescer pessoal e intelectualmente. Isto porque esta diversidade de trabalhos transmitiu-me conhecimentos multidisciplinares que constituem uma excelente base para encarar a multiplicidade de cenários que a vida artística contempla. Com as tarefas que realizei, em colaboração com a Efémero, posso dizer que adquiri bastantes conhecimentos; aprendi a pintar, conheci um pouco mais dos lugares que fazem parte da cidade de Aveiro, verifiquei que cada vez mais a arte exige um carácter polivalente, aprendi ainda a conhecer, identificar e utilizar as ferramentas que tornam o espectáculo possível. Estas actividades possibilitaram-me ainda vivenciar as tarefas diárias de uma estrutura profissional de teatro e todo o trabalho que um espectáculo engloba.

 

  •  Actividades solicitadas pela entidade de Estágio

    As actividades solicitadas pela Efémero tiveram como finalidade dar a conhecer e a experienciar o trabalho de outras profissões que o Teatro engloba, mais especificamente o trabalho do director de cena. Estas tarefas foram, também, propostas com o intuito de possibilitar, através do contacto com as diversas personalidades que foram passando pelo palco da Efémero, o fomento de conhecimentos artísticos e o alcance de respostas para algumas perguntas interiores, como por exemplo a pergunta que faz parte do meu projecto – “Estarei disposta a entrar nesta luta?”.

     De seguida apresento uma referência, sucinta, das diferentes actividades efectuadas por solicitação da entidade de estágio.

      * Realização de um questionário a aplicar a Elisa Worm – directora artística do BCN (Ballet Contemporâneo do Norte);

      * Execução de uma entrevista a Elisa Worm (criadora, directora e compositora coreográfica do espectáculo “7 Personagens em Hora de Ponta – uma produção acolhida pelo Estaleiro Teatral);

      * Simulação do trabalho que envolve uma produção (esta simulação incluiu a criação, fictícia, de uma companhia de Teatro e de uma produção, a realização do calendário da produção que foi intitulada de “Expoente da Loucura” – neste calendário estabeleceu-se as datas da divulgação das audições para o ingresso de actores na produção supra-citada, do fecho das inscrições das mesmas, das audições e da divulgação dos participantes eleitos, dos ensaios da produção em questão, do ensaio técnico, do ensaio corrido e do ensaio de imprensa, da data de estreia da produção em causa, dos espectáculos e da digressão e, por fim, as datas de montagem e desmontagem dos espectáculos realizados em digressão); ainda no âmbito do trabalho simulatório elaborámos a ficha de audição (documento dividido em duas partes, uma que continha os dados pessoais do candidato e os seus conhecimentos a nível artístico, e outra que para além de ter os dados pessoais do candidato detém as observações do jurado), realizámos um comunicado à imprensa solicitando-lhe que transmitisse a informação de que a Companhia em questão iria abrir audições. Outro documento que integrou esta simulação foi o projecto de actividades da companhia; este projecto continha o historial da companhia, uma breve referência à biografia dos seus fundadores, os objectivos gerais da companhia, uma sinopse da produção “Expoente da Loucura”, a classificação etária, o grupo alvo e a ficha técnica e artística da produção supra-citada, e detinha, ainda, a data os espectáculos e da digressão da peça em causa. Por fim, e ainda no campo de acção do trabalho de simulação realizámos um levantamento dos figurinos e adereços da peça “Expoente da Loucura” e criámos o logótipo da companhia.

    * Leitura e análise do guião da peça para a infância “João e o Pé de Feijão” (esta análise consistia no preenchimento, com informações contidas no guião da produção em questão, de uma tabela que continha os seguintes tópicos: cena, personagens, cenografia, adereços, figurino, luz, som e observações);

    * Concepção de diversas estratégias para captar público para a peça “João e o Pé de Feijão” ;

    * A realização das actividades supra-citadas permitiu-me não só estimular a minha capacidade de análise e criatividade, mas também adquirir uma visão global de todo o trabalho que uma produção engloba, e de experienciar as diversas etapas desse trabalho. Estas actividades possibilitaram-me ainda descobrir que uma peça abarca um imenso trabalho.

  • Actividades realizadas por iniciativa própria

    As actividades realizadas por iniciativa própria, apesar de escassas visto que a Companhia detinha um organograma de trabalho definido e do qual não podia se desviar muito, surgiram da vontade de fomentar os meus conhecimentos, de conhecer e experienciar outros tipos de arte e de me sentir útil.

    Em baixo apresento as actividades que realizei por iniciativa própria.

     * Participação, como figurante, no espectáculo “7 Personagens em Hora de Ponta” de Elisa Worm – produção acolhida pela entidade de estágio (este espectáculo de Ballet Contemporâneo assentou na construção e /ou desconstrução dos muitos personagens que guardamos dentro de nós, enquanto urbe anónima que por obrigação abandona os seus sonhos de adolescente para se tornar na máquina infernal da sobrevivência. Vai para o trabalho, vem do trabalho. Vai para a escola, vem da escola. Vai para a Universidade vem da Universidade, se queres ser alguém na vida. Nesta produção os figurantes eram a “massa cinzenta da sociedade”, o povinho, toda aquela multidão que passa na rua de um lado para o outro, julgando-se anónima, mas que é sempre protagonista em algo;

     * Visualização das audições realizada para o ingresso de actores na produção “João e o Pé de Feijão” (assistir a estas apresentações foi muito interessante, dado que, além de nunca ter tido a oportunidade de ver exercícios deste género, tive ainda a possibilidade de ver as linhas em que, geralmente, estes se desenrolam);

     * Auxilio dos actores Ana Amaral e Rui Serras na memorização dos seus guiões;

    As actividades anteriormente mencionadas permitiram-me deter outras experiências, conhecer outro tipo de artistas (os bailarinos) e o seu trabalho, conhecer um pouco mais as exigências do Mundo da Arte e viver o ritmo de trabalho que uma produção engloba.

  • Actividades de formação cénica

    No âmbito das actividades de formação cénica posso referir que desenvolvi exercícios bastante diversos, complexos e enriquecedores. Exercícios que não só me permitiram desenvolver a capacidade de concentração, a criatividade e expressividade, mas também me possibilitaram conhecer e expandir a minha voz, e adquirir múltiplos saberes que serão fundamentais para a minha vida profissional futura.   

 

   * Actividades de improvisação, vocalização e dicção;

   * Leitura expressiva de pequenos excertos de texto e trava línguas;

   * Leitura de um dossier referente à história da origem do Teatro e aos diversos tipos de palco;

   * Cuidados a ter com a voz – leitura de um documento informativo;

   * Análise de um documento relativo às profissões que o Teatro integra;

   * Assistência da aula de expressão realizada com as crianças abrangidas pelo projecto TEATROMAISEDUCAÇÃO – projecto desenvolvido pela Efémero;

   * Leitura de um léxico relativo aos termos cénicos;

   * Estudo as falas do conto “Rã Felisbela” recorrendo à aplicação de uma caneta por debaixo da língua;

   * Ensaio de leitura e à italiana do texto “Rã Felisbela de António Torrado;

   * Apresentação ao grande público do espectáculo “Ver para Ler” – espectáculo realizado no âmbito da comemoração do dia Mundial do Teatro;

   * Trabalho de assistência de sala em diversos espectáculos realizados e acolhidos pela Efémero – Companhia de Teatro de Aveiro;